Bienal-PE

XIV Bienal

APRESENTAÇÃO

Literatura em convivência

Um evento literário do porte da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, terceiro maior do Brasil e a principal referência para o setor editorial no Norte e Nordeste, é um acontecimento agregador de convergência no universo do livro e da leitura. Com múltiplas atividades desenvolvidas nos segmentos da educação, do conhecimento, das artes e da cultura, proporcionando indiscutível incentivo não apenas à formação de novos leitores – mas de cidadãos com apreço pelo madurecimento cultural, pela bibliodiversidade e pela consciência crítica.

Realizada a cada dois anos, e já se preparando para a sua décima quarta edição, a Bienal do Livro pernambucana foi oficialmente registrada no Calendário de Eventos do Estado em 2011, pela lei 14.536. O reconhecimento do poder público estadual é compartilhado com as prefeituras municipais, que mobilizam esforços e recursos para estimular a participação de professores e estudantes da rede pública de ensino, em virtude da grande oferta de títulos e de atividades de conteúdo.

A consolidação do evento se manifesta, sobretudo, pelo grande fluxo de público, atraído pela possibilidade de encontro com escritores, editores, educadores, contadores de histórias, quadrinistas, empreendedores e profissionais diversos do setor. A programação intensa, concentrada em alguns dias, gera ampliação do mercado, divulgação de obras, editoras e autores, intercâmbio artístico e cultural, inclusão social e digital, além de fomentar a economia criativa conectada ao meio editorial.

Marcada para o mês de outubro de 2023, como de costume, no pavilhão de feiras e exposições do Centro de Convenções de Pernambuco, a décima quarta edição da Bienal Internacional do Livro terá ações preparatórias no ambiente virtual da E-Bienal – e- bienal.com – no decorrer do ano. A partir da experiência durante a pandemia de Covid-19, a exemplo de outros grandes eventos culturais no país e no exterior, o formato híbrido (presencial e a distância) será novamente adotado, expandindo o alcance de público e oferecendo a opção de participantes remotos nos debates e demais atividades de conteúdo. A plataforma da E-Bienal reforça a atenção com a inclusão digital, bem como com a formação de leitores, disponibilizando o acesso gratuito às atividades.

A Bienal Internacional do Livro de Pernambuco é o ápice do encontro possibilitado pela mobilização conjunta de diversos atores do mercado editorial e do setor educacional, permitindo a convivência entre esses atores, que compartilham o protagonismo junto aos principais interessados – o público de um evento esperado por todos que se nutrem do encantamento da literatura.

E-BIENAL

A inovação veio para ficar

Em mais de duas décadas de realizações, a Bienal do Livro de Pernambuco sempre esteve em sintonia com os desafios do mercado e as demandas do público, oferecendo alternativas para atrair tanto os produtores quanto os consumidores de cultura e literatura. Diante dos desafios enfrentados com a pandemia de Covid-19, a BienalPE foi pioneira, em 2021, no retorno responsável e seguro às atividades presenciais, com novos elementos de compartilhamento e a confiança de ambientes controlados, a fim de prosseguir proporcionando a melhor experiência no universo das letras, do conhecimento e das artes.

A e-Bienal surgiu como um eixo digital alternativo, e se consolida como plataforma permanente da BienalPE, proporcionando interações e disponibilizando atividades virtuais entre autores, leitores e a população em geral. Sua estrutura é formada por um calendário de eventos com conteúdos diversos no segmento literário e educacional, abrangendo lançamentos de livros, debates, ações promocionais, masterclasses, além da venda de produtos e serviços em condições especiais. Através da e-bienal, o público irá encontrar milhares de livros de editoras parceiras, com os melhores preços e um calendário repleto de opções.

As ações virtuais preparatórias para a edição presencial da BienalPE se destacam na agenda da e-Bienal, como ocorreu em outubro de 2021. Mas a oferta de atividades diferenciadas e de qualidade permanece durante todo o ano, incorporando à Bienal Internacional do Livro de Pernambuco uma inovação que veio para ficar.

PÚBLICO-ALVO

Cidadãos conscientes​

Ao estimular o hábito da leitura, criando um ambiente único em dimensão e oportunidades de encontro com integrantes do meio editorial e cultural, a Bienal do Livro de Pernambuco é um grande acontecimento com repercussões positivas em todas as camadas sociais, democratizando a informação e incentivando o crescimento individual e o aprimoramento institucional a todos que participam.

O projeto é voltado à população em geral, especialmente para autores, ilustradores, editores, comerciantes de livros e livreiros, professores, estudantes, empreendedores culturais e agentes de educação social como público prioritário para as ações de conteúdo. No entanto, pelo interesse coletivo que provoca, o evento demanda atendimento ao grande público, que visita e se apropria da Bienal do Livro como um espaço dinâmico e plural, atraindo toda a população em geral, independente de faixa etária e classe social.

A promoção da leitura e dos debates em torno da literatura, do conhecimento, da educação e da formação crítica também traz em si o ideal da difusão de uma cidadania consciente – de cidadãos leitores identificados com a bibliodiversidade, a troca de ideias e a multiplicidade de visões de mundo e comportamentos diferentes.

BENEFÍCIOS ECONÔMICOS

Efeitos multiplicadores​

Como evento de repercussão nacional e regional, a Bienal PE é responsável por um impacto econômico considerável dentro da economia do Estado, pois a movimentação econômica decorrente de sua operacionalização alimenta fortemente as cadeias produtivas do livro, do turismo receptivo, dos profissionais da área de eventos e mídia, serviços de locação de estruturas e equipamentos, entre outros, contribuindo para a geração de renda e trabalho, além do consequente aumento de arrecadação de impostos estaduais e municipais. O evento gera, diretamente, 380 empregos, e indiretamente, em torno de 3 mil postos de trabalho. O impacto econômico da edição de 2019, antes da pandemia, foi estimado em mais de R$ 10 milhões, levando-se em conta as vendas diretas e as indiretas, efetuadas em função da realização do evento.

Quer fazer parte?

Quer expor na Bienal PE?
Enviar mensagem